Torre de aprendizagem- independência e autonomia da criança

Quem tem filhos pequenos, certamente já viu nas redes sociais fotografias de crianças em cima de uns bancos altos que chegam à bancada da cozinha ou até lavatório da casa de banho, mas afinal para que serve esse banco? Esse banco é a chamada torre de aprendizagem e é mais importante do que possamos imaginar. Para além de ser um presente que, normalmente, as crianças apreciam muito, este objeto promove independência, autonomia e a integração da criança no meio familiar. Porém, apesar de ser associado a montessori, a torre de aprendizagem não é montessori.

Um dos pilares da pedagogia montessori é o ambiente preparado. Por isso, temos a preocupação em preparar o ambiente na nossa casa, ou seja, colocamos as coisas que a criança precisa ao seu alcance, por exemplo, uma mesa pequena na cozinha, fruta e água numa prateleira baixa (para saber mais sobre ambiente preparado clique aqui). Respeitar a criança e seguir o seu desenvolvimento é a nossa prioridade, por esse motivo é o ambiente que baixa à altura da criança, não é a criança que se adapta ao ambiente e, por isso, a torre de aprendizagem não é considerado um material 100% montessori. Embora, seja inspirado nas atividade de vida prática e reuna características que se coadunam com montessori, Maria Montessori jamais referiu a existência de torres de aprendizagem. No entanto, nos dias de hoje, tal como Sylvia Sousa da Mindful Montessori Portugal disse, a torre de aprendizagem é aceite pela pedagogia, já que, as características deste material proporcionam à criança uma experiência de liberdade, autonomia, independência que são importantes para o desenvolvimentos de algumas habilidades como a motricidade fina, por exemplo, aprender a utilizar uma faca (com vigilância do adulto), ao mesmo tempo, que pode lavar a loiça e até lavar os dentes sozinha. Deste modo, se quer começar montessori e não sabe como, aqui tem um bom exemplo, adquira uma torre de aprendizagem e dê autonomia ao seu filho.

Características técnicas

Recomenda-se o uso aproximadamente, a partir dos 18 meses. 

Medidas orientativas: altura total 90 cm, com degrau meio a 45 cm de altura (90 x 45x 45). A plataforma mede 28 x 40 cm.

Pode tentar fazer a sua torre em vez de comprar (veja este tutorial).

Mara Alves

Mãe, jornalista, apaixonada por Montessori. Educadora Assistente no Método Montessori (em formação) e autora do montestory. .

Anterior
Anterior

A Escola Ideal

Próximo
Próximo

Desfralde com Montessori