Características de uma casa Montessori vs. uma sala de aula

Maria Montessori fez a sua sala de aula parecer um lar. Quando aplicamos montessori em casa, não precisamos de recriar uma sala de aula. Então quais são as características de uma casa montessori versus uma sala de aula montessori?

Maria Montessori chamou a sua primeira escola de Casa dei Bambini, a casa das crianças, porque ela queria que as crianças se sentissem em casa e isso é maravilhoso e quem nos dera que todas as escolas do mundo seguissem essa premissa. Mas, há uma coisa que como pais é importante termos em conta, seja para quem segue montessori ou outra pedagogia qualquer, a nossa casa não é uma escola, podemos e devemos ser mais flexíveis.

A nossa casa é mais do que quatro paredes, podemos explorar o mundo com os nossos filhos! ⁠A verdade é que, não raras vezes, a “pressão” pode-nos dominar e nos fazer sentir inseguros, que estamos a falhar, que não estamos a fazer bem, por isso, é urgente sermos mais condescendentes connosco próprios, educar/criar filhos já é trabalhoso o suficiente. Vamos respirar, olhar em volta e entender que o papel de pai/mãe não substitui o de professor.

Montessori é mais

Seguir montessori é uma excelente oportunidade para ampliar conhecimento. Estamos perante uma pedagogia que trabalha áreas de forma isolada e à medida que as crianças vão crescendo, como pais, vamos acompanhando os interesses deles. Por isso, é natural começarmos a pesquisar por temas que podemos até nos lembrar aquando crianças. Botânica, geografia, matemática, são exemplos que, certamente, acrescentarão mais conhecimentos à nossa cultura geral. O melhor disto tudo, acontece naturalmente, acompanhando o desenvolvimento e interesse da criança. Se existirem irmãos, então ai, o cenário fica mais interessante porque podem partilhar, entre si, todas estas descobertas do mundo.

Os materiais em montessori são das coisas que mais nos fascinam é bem verdade que, muitas vezes, nós adultos ficamos encantados com a beleza de tais materiais, contudo, mais uma vez, não precisamos de adquirir materiais para seguirmos montessori. Além disso, adquirir materiais sem os dominar é uma perda de tempo e dinheiro e, por esse motivo, os materiais são sim muito importantes e essenciais, mas numa escola montessori. A desculpa para não seguir Montessori porque os materiais são caros não se aplica, porque de facto não precisamos deles em casa. Daí ser essencial entender a filosofia montessori e o porquê de cada material / atividade isso irá ajudar a entender, também ,que aquilo que temos em casa é suficiente para fazer montessori.

Nunca se esqueça que a vida prática é um dos cernes desta pedagogia e isso significa que panos, vassouras, borrifadores, taças para transferências de grãos, por exemplo, certamente, terá na sua casa e isso é montessori.  ⁠

Professor x pai

Na sala de aula, há um professor treinado e, geralmente, pelo menos um assistente. Eles sabem tudo sobre a filosofia montessori, sabem como apresentar os materiais, são especialistas em observar crianças. Eles podem praticar todos os dias com muitas crianças. Também significa que, como professores, eles se afastam das crianças todos os dias, podem reservar um tempo fora da sala de aula para planear e fazer materiais e apoiam-se uns aos outros. Claro, na realidade, pode não ser tão ideal, já que muitas escolas montessori têm professores não treinados, devido a questões financeiras e isso não é um mundo montessori ideal!

Por outro lado, os pais descobrem e aprendem sobre montessori enquanto caminham. Eles geralmente não são treinados em montessori (além de lerem blogs e aprender com livros e cursos online). Ser pai é um trabalho de 24h. Não fazemos uma pausa como pais. Encontrar tempo para planear e preparar atividades está além de tudo o que precisa ser feito.

 

Crianças na sala de aula vs em casa

O número ideal de crianças na sala de aula é de cerca de 20 a 30. Isso permite que crianças mais velhas ajudem as mais jovens. As crianças veem outras, completando um ciclo de trabalho, muitas vezes, ao dia e aprendem as regras da sala de aula observando os outros e respeitando-as. Numa sala de aula que funcione bem, as novas crianças se integram facilmente. Mesmo que, as crianças com menos de 6 anos trabalhem sozinhas, elas ainda observam os amigos na sala de aula. O grupo realmente ajuda cada criança a aprender. As crianças também observam a professora apresentando uma atividade várias vezes, a várias crianças durante todo o dia. Todas as crianças da sala de aula estão nos mesmos planos de desenvolvimento, portanto, têm necessidades semelhantes.

Em casa, se tiver apenas um filho, não vai beneficiar com o exemplo de outras pessoas. E aí, pode ter que repensar como apresentar as atividades. Por exemplo, ter as suas próprias atividades ao lado do seu filho, pode ajudá-lo a envolver-se nas suas próprias atividades. Organizar "encontros para brincar" com pais que pensam como você é uma boa ideia.

Caso, tenha mais do que um filho, a faixa etária pode abranger planos diferentes com necessidades diferentes. Então, novamente, terá que ser flexível. Pense em como tornar o espaço seguro para bebés e crianças, ao mesmo tempo que, o mantém interessante para uma criança de 4 anos. Por exemplo, maximizar o tempo da soneca do bebé com atividades e artesanato montessori para uma criança de 4 anos de idade. Caixas com tampas salvam vidas. Se os seus filhos mais velhos gostam de trabalhar no seu quarto, é uma vantagem em aproveitar esse espaço para diversas atividades, como um espaço de leitura, ou de pintura, por exemplo.

Ambiente preparado em casa vs na escola

A sala de aula possui toda a gama de materiais e é preparada para as crianças e mais especificamente para uma faixa etária específica. Não há distração e é projetado para crianças. A decoração é destinada às crianças e muitas vezes decidida pelas crianças com trabalhos de arte ao seu nível. A casa foi primeiro um espaço para os adultos. Então, os pais adaptam a casa para os seus filhos. Os pais precisam levar em consideração as necessidades de seus filhos, mas também as necessidades dos adultos. É o espaço de uma família. A casa não é apenas um “espaço de aprendizagem”, mas, também, um espaço onde cozinhamos, lavamos roupa, dormimos e brincamos. A casa é geralmente é decorada ao gosto dos pais, embora, o espaço das crianças possa ter a influência das crianças. A casa é também um espaço onde convidamos outras pessoas e que os adultos querem desfrutar à sua maneira.

Imagens gentilmente cedidas por várias famílias portuguesas que praticam Montessori em casa.

Materiais na sala de aula vs. em casa

A sala de aula está equipada com todo o conjunto de materiais montessori. As salas de aula não têm brinquedos e materiais adicionais porque são uma escola, e as crianças ficam por um tempo específico naquele ambiente preparado.

Em casa, os pais podem não conseguir fornecer todos os materiais devido ao custo e ao espaço.Nem sempre é possível ter os materiais todos expostos, em alternativa podemos “rodar” e adicionar materiais à medida que nossos filhos mostram que estão prontos para cada um deles. Em casa, os pais têm brinquedos e outros materiais. O ambiente doméstico é mais eclético do que uma sala de aula.

Vida prática em casa vs na sala de aula

A vida prática na sala de aula é uma área ou estante específica. As atividades são apresentadas em bandeja para permitir a repetição. A vida prática tem dois objetivos na sala de aula:

  1.  Permitir que a criança se torne o mais independente possível na sala de aula, liberando a sua mente para outros trabalhos.

  2. Deixar a criança confortável enquanto faz o trabalho que provavelmente também fazia em casa.

As atividades práticas de vida são específicas da sala de aula: como varrer o chão ao final do dia, poder servir a própria bebida, preparar frutas para um lanche compartilhado.

Em casa, as atividades práticas da vida fazem parte do dia- a -dia. Os adultos realizam as suas tarefas e as crianças vão querer imitá-los. Como pais, temos que abrir espaço para que nossos filhos nos ajudem e aprendam conosco. Todas as nossas atividades diárias podem ser uma aprendizagem para os nossos filhos. As crianças em casa podem ter muitas oportunidades para cozinhar e limpar.

Imagens cedidas gentilmente pela Prof. Ester da Saberes da Primeira Infância

Cultura em casa vs na sala de aula

Existe uma área específica na sala de aula (e no currículo montessori) chamada Compreensão do mundo ou Área cultural. Os professores montessorianos apresentam às crianças diferentes culturas que se vivem no mundo. A área cultural é geralmente um reflexo das várias culturas das crianças que frequentam essa escola particular. Às vezes, quem pertence à direção encoraja ou não algumas celebrações.

Em casa, os pais têm a oportunidade de apresentar aos filhos a sua própria cultura. Os pais podem desenvolver tradições e um ritmo baseado no que é importante para eles. Como pais, temos que fazer um esforço consciente para apresentar aos nossos filhos outras culturas e tradições de uma forma que seja respeitosa e sem julgamentos.

 

Socialização em casa vs na sala de aula

Na sala de aula montessori, as crianças socializam com um grupo de crianças de diferentes idades. Frequentemente, as crianças de uma faixa etária têm conexão com outras faixas etárias na sala de aula. O tempo ao ar livre pode ser limitado, dependendo da disponibilidade de um espaço ao ar livre. As saídas podem ser limitadas. Tem que ser planeado e pode ser regulamentado.

Como pais, podemos decidir quando e para onde ir. Podemos seguir os interesses dos nossos filhos mais de perto, pois não estamos limitados pela direção de uma escola. Claro, passeios em família também podem ser limitados, dependendo do orçamento, tempo e acessibilidade, mas temos outra liberdade.

Então, e o que acha? Vê as vantagens de não se limitar a uma sala de aula? 

Texto adaptado. Pode ler o original em The Montessori Family.

Mara Alves

Jornalista e autora do montestory.

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