Biografia de Maria Montessori

Maria Montessori, nasceu no ano de 1870, na cidade de Chiaravalle, Itália e aos três anos mudou-se para Roma. Aos 14 anos, Montessori foi estudar matemática na escola técnica Leonardo da Vinci, continuou no ensino superior no curso de engenharia e, permaneceu, na universidade até diplomar-se em Ciências Naturais. Ainda demonstrando interesse pelo desenvolvimento humano e todas as transformações sociais da comunidade em que vivia, inscreveu-se no curso de Medicina, sendo uma das primeiras mulheres a se diplomar nesta área. Este período foi de muito estudo, persistência e dedicação e, tendo em conta,  a condição da mulher na sociedade nessa época. Contudo, ela não desistiu dos seus objetivos e seguiu pesquisando na área de psiquiatria. No ano de 1897, passou a ser médica assistente da clínica psiquiátrica da Universidade de Roma, avaliando e buscando crianças para o tratamento e medidas educacionais. 

Ao observar o ambiente em que as crianças estavam inseridas, Montessori percebe que as crianças deficientes, ditas anormais naquele período histórico, precisavam muito mais do que tratamento clínico, lhes faltavam era um método adequado para o desenvolvimento de habilidades motoras e emocionais para que evoluíssem cognitivamente.  Neste período, buscou estudos de base as produções de Itard e Seguin. Dos materiais desenvolvidos por Seguin, foi que surgiram os materiais sensoriais e os estudos com crianças psiquiatricamente afetadas.Montessori deu continuidade as pesquisas na área da psiquiatria para a infância, pois percebia que as crianças deficientes eram desrespeitadas em seu desenvolvimento e, isso tinham consequências emocionais. 

Em 1898, foi convidada para dirigir o Instituto Ortofrênico de Roma. Passou dois anos observando o desenvolvimento das crianças deficientes, registrando as informações e ofereceu materiais que permitiam aperfeiçoar habilidades e adquirir os primeiros conceitos de atributos e de cuidado com o ambiente. No final, desse ano os pacientes atendidos foram submetidos a um teste para ingressar na educação básica (Ensino Fundamental) e, foram todos aprovados .O trabalho realizado por Montessori despertou o interesse de vários setores da sociedade italiana, começaram a procurá-la para conhecer sua proposta de tratar (educar) as crianças. A situação das crianças em situações de risco, tanto a nível de higiene, como de proteção era muito deficiente. 

No ano de 1907, o diretor responsável pela habitação popular em uma região de Roma, convidou Maria Montessori para iniciar um projeto com crianças no bairro de San Lorenzo, pois os menores estavam largados ao deus dará, destruindo os imóveis e sendo maltratados nas ruas, enquanto os seus pais trabalhavam. Mesmo não sendo da área educacional, Montessori aceitou o desafio e, assim surgiu a primeira Casa Dei Bambini (Casa da Criança), onde reuniu cinquenta crianças e dois adultos. Nesse espaço, foram oferecidos móveis no tamanho adequados para facilitar a ação e permitir a independência das crianças. Atividades de cuidados pessoais foram criadas para desenvolver hábitos de higiene, cuidados com o ambiente e melhorar o desenvolvimento interpessoal. Essas propostas foram denominadas de Vida Prática. 

Outros materiais de desenvolvimento científicos (brinquedos pedagógicos) referentes às áreas de educação sensorial, matemática, linguagem e educação cósmica (história, ciências, geografia, cultura) foram oferecidas e o desenvolvimento integral das crianças foi observado por Montessori, surgia então o Método Montessori de ensino para a primeira infância. O método trouxe um diferencial na maneira de ver a criança, sendo os pilares dessa revolução educacional os materiais científicos que permitiam a autoe-ducação, um currículo adaptado universal, o ambiente preparado para a ação e desenvolvimento das crianças, o olhar de respeito a individualidade e o perfil de um adulto preparado para lidar com os diferentes desafios da infância. Nesse período, Montessori começou a apresentar suas pesquisas em diversos congressos e surgiram outras Casas da Criança em diferentes locais da Itália e Espanha.

Os cursos de formação para professores iniciaram-se em diferentes locais, permitindo ampliar e aperfeiçoar esse ideal educacional.Em 1909, foi publicada a sua primeira obra intitulada "A descoberta da criança" (Pedagogia Científica), que permitiu a continuidade dos estudos e aplicação dessa metodologia em diferentes instituições e, dois anos depois essa metodologia passou a ser implantada no Ensino Primário (Ensino Fundamental da educação básica) com bons resultados.                                                                                                                                              

O respeito à infância, ao direito de se desenvolver de maneira natural, convivendo com grupos de idades mistas, que é outra característica do método Montessori passou a ser um diferencial na formação da vida. As ações desse trabalho, passaram a ser consideradas uma ajuda à vida.                                                      

Esse sistema de ensino expandiu-se pelo mundo, durante o governo de Mussolini. Montessori deixou Itália e foi viver na Espanha e Inglaterra. Esta mulher que defendia o direito feminista e a infância, passou por duas guerras o que lhe permitiu refletir e dar continuidade às mudanças sociais que podiam transformar a humanidade. No período em que ficou exilada na Índia, ministrou diversos cursos para professores e aperfeiçoou aspectos importantes da metodologia ligadas a espiritualidade e da Educação Cósmica que apresentou as relações de complementariedade do indivíduo com o meio em que está inserido, ambos estão contidos de maneira em que as transformações de um, influenciam diretamente no outro. Uma visão global é apresentada a criança para que intuitivamente desenvolva o respeito, cuidado e os conhecimentos relacionados a todas as formas de vida. 

Os livros "Formação do Homem" e "Para educar o potencial humano", traduzem parte desta experiência do período de conflitos e da esperança de paz que vem a partir da criança. A energia do novo homem começa na formação da criança na sua primeira infância. O que denominamos atualmente de uma prática pedagógica transdisciplinar, já era realidade para Maria Montessori há 122 anos atrás. Maria Montessori teve um único filho que foi o seu seguidor e que deu continuidade, juntamente, com os seus netos, esse percurso de um metodologia de ensino desenvolvida a partir de métodos científicos.                                                                                                 

Atualmente, a neurociência tem confirmando os estudos de Montessori, por meio de recursos tecnológicos. No ano de 1952, Maria Montessori deixa a vida terrena quando planeava levar os cursos de formação por África. Acreditamos, que o Método Montessori tem um registro importante no mundo, uma educação presente em todos os continentes e transforma vidas. Deixo aqui um convite para conhecer suas obras e ouvir o que os contemporâneos compartilham sobre as práticas Montessori nas escolas e nas famílias.

Texto de Sérgio Portela

Referências bibliográficas

ALMEIDA, Talita. Maria Montessori uma história no tempo e no espaço, Obrape, Rio de Janeiro. MONTESSORI, Maria. A descoberta da criança - Pedagogia Científica. Kírion, Campinas, 2017. MONTESSORI, Maria. Formação do Homem. Portugália, Rio de Janeiro.  Sérgio Murilo Portela@educadormontessor

Mara Alves

Jornalista e autora do montestory.

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