POR QUE RAZÃO DESOBEDECEM AS CRIANÇAS

 

O adulto pede, manda, repete, insiste, grita e ameaça e fica com a sensação de que está a ser desobedecido! Muitos dos nossos conflitos com as crianças são o resultado da incompreensão que temos sobre o seu desenvolvimento. Contudo, isso não significa que a criança faça tudo o quer, mas também significa refletirmos sobre as nossas proibições e sobre as reais necessidades de desenvolvimento que, muitas vezes, ficam atrás das nossas próprias necessidades.

Montessori trouxe-nos um importante ensinamento sobre a obediência, ou seja, a criança deseja obedecer os adultos que ama e adultos que são importantes para ela. Contudo, sabemos, que isso não garante tudo e, por isso, há crianças que desobedecem. Neste texto, vamos entender  por que razão isso acontece.

A criança ama o adulto e quer tornar-se como ele. Contudo, existe na criança uma força interior, a da sua própria natureza. Essa natureza faz exigências à criança, que ela também quer responder. Assim, a desobediência acontece quando o adulto quer uma coisa e a criança quer outra. Parece simples dito assim mas é mais complexo do que isto.

Deste modo, acontece no interior da criança um conflito de vontade, como se duas forças a puxam-se. Assim, corre tudo bem quando os dois pedem a mesma coisa (adulto e criança). Imaginemos a situação, a mãe ou o pai chama a criança para ir comer e, coincidentemente, a criança sente fome será uma ordem bem sucedida. O problema é que nem sempre a natureza e o adulto estão de acordo e o choque acontece.

 

Às vezes, a natureza diz à criança que ela precisa andar, para adquirir a competência sobre o movimento mas o adulto precisa a criança fique quieta ou que seja colocada num carrinho. A natureza diz à criança que ela deve-se calçar-se sozinha, para adquirir mais independência, o adulto diz que a criança não pode calçar-se sozinha porque não sabe ou vai demorar muito tempo. Nesses casos, a criança fica confusa, duas forças puxam-na em sentidos opostos. De um lado, o amor pelo adulto faz com que a criança deseje acatar o que este diz, mas por  outro, a  natureza, o seu desenvolvimento puxam-na para que faça o oposto.

Por sua vez, o adulto pede, manda, repete, insiste, grita e ameaça e temos a sensação de que estamos a ser desobedecidos! Muitos dos nossos stresses com as crianças são o resultado da incompreensão que temos sobre o seu desenvolvimento. Contudo, isso não significa que a criança faça tudo o quer mas também significa refletirmos sobre as nossas proibições e sobre as reais necessidades de desenvolvimento que, muitas vezes, ficam atrás das nossas próprias necessidades.

Perante isto, Montessori explica que quando o adulto pede à criança para lhe obedecer e não à natureza do seu desenvolvimento, isso seria como “pretender fazer [a criança] interromper o aparecimento dos dentes”.

É impossível. Os dentes vão nascer. Precisamos de compreender duas coisas, quanto à obediência: a criança ama, e deseja obedecer aqueles que ama. Mas ela não pode ignorar a sua natureza. Esta é a origem do que os adultos chamam de desobediência.

A obediência que aqui temos vindo a explorar é a obediência natural e não a que imposta através do medo, recompensas ou castigos. Esta obediência natural é uma competência que qualquer criança tem, se tiver a oportunidade durante a sua infância para a desenvolver. Sobre isto podem ouvir o nosso podcast no Spotify.

Fonte: Lar Montessori e livro Mente Absorvente de Maria Montessori.

 
 
Mara Alves

Jornalista e autora do montestory.

Anterior
Anterior

COMO ENSINAR A CRIANÇA

Próximo
Próximo

A OBEDIÊNCIA NAS CRIANÇAS