A OBEDIÊNCIA NAS CRIANÇAS

“A obediência é vista como algo que se desenvolve na criança da mesma maneira que outros aspetos do seu caráter. A princípio é ditado puramente pelos impulsos vitais, depois sobe ao nível da consciência e depois continua a desenvolver-se, etapa por etapa, até ficar sob o controle da vontade consciente.”  - Maria Montessori - A Mente Absorvente. 

Por que motivo o meu filho não me obedece? Esta é uma pergunta comum! Às vezes, a criança obedece a professora, mas não os pais, às vezes, só a um dos pais e não ao outro, e em alguns casos as crianças obedecem de vez em quando, mas não sempre. Existe explicação para isso! A obediência desenvolve-se, naturalmente, como qualquer outra competência. A cientista Maria Montessori descobriu, ainda que, a obediência passa por etapas até fazer parte do caráter da criança.

OS TRÊS NÍVEIS DE OBEDIÊNCIA

PRIMEIRO NÍVEL DE OBEDIÊNCIA (0- 3 anos) 

Montessori acreditava que antes que as crianças pudessem aprender a obediência, elas precisavam ser capazes de controlar os seus impulsos. Nesta fase, a criança não pode ser obediente simplesmente porque o cérebro não está suficientemente desenvolvido para entender ordens.  Por isso, as crianças que estão no primeiro nível da obediência obedecem de vez em quando, mas não obedecem sempre e também há crianças que têm uma personalidade mais obediente que outras. É preciso entender que, a obediência exige que a criança deixe de fazer o que ela gostaria para ir fazer o que outra pessoa pediu. Assim, neste primeiro nível, a criança obedece quando a sua vontade e a da pessoa que pediu são iguais. A falta continuidade na obediência da criança é algo que irrita os adultos e aí vem o pensamento -  “Se obedece de vez em quando, por que não sempre? só faz o que quer”. O que precisamos de saber é que a criança ainda não amadureceu o suficiente para deixar que a vontade do outro passe à frente da sua.

SEGUNDO NÍVEL DE OBEDIÊNCIA (4 anos e meio)

As crianças nesta fase de desenvolvimento são vistas pelos adultos como muito prestativas. Contudo,  esta pode ser uma fase  crítica. Embora, nesta fase muitos pais tenham a sensação de realização, as crianças podem voltar ao estágio UM num piscar de olhos. Ou seja, apesar da criança conseguir suprimir a sua vontade e executar a vontade de outra pessoa e estar, suficientemente, desenvolvida para obedecer com muita frequência, ainda assim, de vez em quando falha, porque afinal de contas a criança nesta idade tem vontades, desejos e interesses  o que vai opor-se à nossa vontade, muitas vezes. Nesse período, os adultos vivem uma disputa com as crianças, que pode perdurar no tempo. Como sabem que a criança é capaz de obedecer, usam todas as ferramentas que têm para chegar à obediência: castigos, prémios, recompensas, ameaças. Tudo vale nesse período, para conquistar a obediência da criança, contudo, geralmente não funcionam. E mesmo quando funcionam, tudo o que essas ferramentas fazem é impedir a criança de chegar ao terceiro nível de obediência.

TERCEIRO NÍVEL DE OBEDIÊNCIA (acima 4 anos e meio)

A criança nesta fase é obediente porque quer. Nesta fase, o seu nível de desenvolvimento já permite a criança fazer escolhas sem precisar do adulto. Neste terceiro nível é quando a criança obtém alegria e prazer em obedecer, no entanto, não são todos os adultos que chegam a esse ponto com as suas crianças.  Na verdade, a criança obedece com gosto aos adultos que admira, esse é o segredo. A obediência que a maioria dos adultos consegue vem da opressão, do medo, da recompensa, ou da troca. Mas a  verdadeira obediência é a que traz felicidade à criança. A criança obedece feliz quando obedece a quem admira!

Este é o segundo artigo sobre a temática da obediência. No próximo artigo vamos saber porque desobedecem as crianças . Não perca! Se perdeu o primeiro artigo sobre este tema pode lê-lo agora e aqui.

 
Mara Alves

Jornalista e autora do montestory.

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