Montessori em casa

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Praticar montessori em casa

Preparar um ambiente que ajude a criança a desenvolver-se livremente.

Uma das grandes dificuldades em aplicar Montessori em casa é organizar a casa de modo a que esteja em sintonia com as necessidades da nossa criança e, ao mesmo tempo, com as necessidades e os gostos dos adultos. Trata-se de conseguir um equilíbrio que permite ter uma casa arrumada, mas que seja inspiradora para os pequenos exploradores ávidos de descobertas por natureza!

Mais uma vez, é importante ter em mente que Montessori é muito mais do que uma pedagogia, é uma filosofia de vida, é um modo de acompanharmos a criança no seu quotidiano, de modo a que ela encontre o seu lugar no mundo, e isso começa por permitirmos que ela encontre o seu lugar em casa, de um modo natural. Então, quando oferecemos à criança essa liberdade de poder explorar o ambiente à sua volta, podemos observar a sua motivação para aprender, para trabalhar, para descobrir. Observamos o seu desejo de descobrir e aprofundar temas que realmente lhe interessam num dado momento, que é no fundo o momento que lhe faz sentido a ela. 

Organizar o ambiente de casa de forma a torná-lo um ambiente realmente preparado pode ser um enorme desafio. Mas tem imensos benefícios no desenvolvimento da criança porque é através desse ambiente que ela descobre que é capaz de fazer as coisas por si mesma, e isso contribui grandemente para que ela seja mais feliz. Aos poucos, o dia-a-dia da família torna-se também mais simples.

Devemos, antes de mais, mudar o nosso olhar sobre a criança. Olhar para a criança mas como um ser que se constrói a pouco e pouco e cujo crescimento é fruto das suas próprias experiências. O ambiente preparado deve ser uma ajuda ao desenvolvimento da criança e potenciar a sua liberdade de escolha, a sua autonomia. Maria Montessori dizia que apenas a criança que sabe aquilo de que precisa pode realmente escolher livremente, e para que a criança saiba realmente aquilo de que precisa, devemos deixá-la explorar, não estar sempre a interagir com ela e a oferecer-lhe brinquedos, jogos, livros,… mas sim deixar os materiais ao seu alcance e observar o seu comportamento natural e espontâneo. E esse comportamento pode ser, por exemplo, simplesmente observar formigas atarefadas no terraço, ou varrer o chão, ou apertar e desapertar parafusos!

Como praticar em casa

Praticar Montessori em casa passa por ler Maria Montessori, compreender quais são os pilares fundamentais dessa pedagogia e como os implementar. O adulto preparado será sempre a base sobre a qual tudo o resto se constrói. Aprender a assumir uma posição de recuo para permitir que a criança faça as coisas por si mesma porque esse é o caminho para que ela se construa interiormente. Respeitar o ritmo da criança é possível a partir do momento em que aprendemos a observar, para podermos identificar a fase de desenvolvimento em que ela se encontra, quais são os períodos sensíveis que ela está a atravessar, para saber também que materiais devemos apresentar e que atividades devemos preparar. 

O erro mais comum é começar por comprar materiais e apresentá-los à criança sem conhecermos realmente as suas necessidades. Causa frustração no adulto que investe nos materiais, e também na criança que sente que não está à altura daquilo que o adulto espera dela. 

Em Montessori existe uma progressão na apresentação dos materiais pedagógicos à criança dentro das diferentes áreas de trabalho: vida sensorial, linguagem, escrita/leitura, matemática, cultura com a descoberta do mundo da zoologia, da botânica, da geografia, da astronomia, das ciências,… e é essencial conhecermos essa progressão para sabermos em que momento faz sentido apresentar determinado material à criança, qual o material que deve ser apresentado antes e qual é o material que será apresentado a seguir, dentro dessa progressão. Esse é o grande desafio de aplicar Montessori em casa, principalmente em ensino doméstico ou homeschooling, mas é só assim que faz sentido

Com crianças mais pequenas, resulta sempre muito bem começar por organizar alguns espaços em casa onde ela vai encontrar objetos que pode manusear livremente e realizar assim atividades de vida prática, que são sempre muito bem recebidas pelos mais pequenos: uma vassoura e uma pá, um regador e alguns utensílios de jardinagem, colheres, taças, e outros utensílios de cozinha,… o princípio de base é colocar esses objetos reais (não são brinquedos!) ao alcance da criança , sempre colocados no mesmo local (porque a ordem é essencial para a organização interior da criança e além disso, potencia a sua autonomia) e deixar que ela os use sempre que quiser.

É importante também, em qualquer idade, organizar um espaço dedicado ao trabalho de mesa. Com uma pequena mesa, uma cadeira, algumas estantes abertas, privilegiar sempre materiais bonitos, bem organizados. Dentro do possível, esse espaço deve ser luminoso, sempre limpo, e ordenado. Maria Montessori dava uma grande importância à beleza dos materiais e dos ambientes de aprendizagem porque considerava que assim eles se tornam um convite à exploração, e é bem verdade! Quando entramos num ambiente Montessori apetece-nos explorar, até a nós adultos! 

O ambiente deve estar pensado de forma a que a sua organização permita que a criança possa trabalhar de um modo sereno e autónomo. E depois não esquecer o melhor ambiente de aprendizagem de sempre, a Natureza, onde a criança encontra uma enorme riqueza, desde que a deixemos explorar livremente. Muitas vezes, os temas que exploramos em casa com o Noah surgem dessas explorações na Natureza, onde a criança contacta com o real, por exemplo as abelhas, e depois aprofunda conhecimentos sobre esse tema no ambiente preparado dentro de casa. 

Vantagens de praticar em casa  

Montessori ensina-nos a acompanharmos o ritmo das nossas crianças, em vez de lhes impormos o nosso ritmo, que é tantas vezes acelerado. Avançamos nas descobertas e nas aprendizagens ao ritmo dos interesses da criança e não de tabelas de desenvolvimento ou de competências. No fundo, a criança aprende por si mesma o que ela escolhe aprender, aquilo de que ela necessita. Acredito que permitir isso a uma criança é um dos melhores presentes que lhe podemos oferecer. Abandonamos a ideia daquilo que é esperado em determinada idade, para acolhermos a constatação de que a criança sabe mais do que nós! É por isso que vemos crianças educadas dentro desta pedagogia aos 4 anos a saberem imensas coisas sobre felinos, por exemplo! As pessoas à volta olham para isso por vezes com alguma estranheza, outras com fascínio. Mas quase sempre, todas se surpreendem com a incrível capacidade que crianças pequenas têm de aprender tantas coisas sobre temas que não nos lembraríamos de lhes apresentar se não estivéssemos realmente focados nos seus interesses.

A maior vantagem que vejo em Montessori é que nos permite educar crianças felizes que acredito que serão também adultos felizes. Isso porque são crianças que sentem que são realmente respeitadas, que desenvolvem um incrível sentimento de confiança em si mesmas, também porque desenvolvem desde cedo autonomia que as faz sentirem que são capazes de fazer as coisas por si mesmas, ao seu ritmo, sem pressões, sem pressas. 

Por Sylvia Sousa

Formadora montessori e mentora da Mindful Montessori Portugal

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Mara Alves

Jornalista e autora do montestory.

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