As características do quarto Montessori?

Nos quartos montessori, encontram-se diferentes ambientes preparados em função da idade da criança . O quarto é um dos símbolos da pedagogia montessori e também é pelo quarto que muitos de nós começa. Somos atraídos pela sua beleza e pela sua simplicidade. Mas, será que sabemos realmente o porquê de ser assim? Será que aquelas camas “casinha” tão afamadas são montessori?

Simplicidade e harmonia são as palavras de ordem quando se trata do quarto montessori . É bem verdade que há, contudo, uma série de mitos em torno desta pedagogia e um deles é a nível monetário. Há uma ideia geral que são precisos muitos euros para seguir montessori, nada mais falso. Só pode dizer isso quem não sabe e nunca estudou sobre a pedagogia. Por isso, vamos lá quebrar este mito, a começar pelo quarto.

Seguindo a filosofia Montessori, a cama é apenas um colchão no chão para permitir que criança suba e desça sozinha e sem risco, o que lhe vai dar autonomia e independência desde cedo. Para que isso aconteça, deve-se ter em consideração a temperatura do quarto. Pode pôr um estrado ou até um tapete e, se o bebé for muito pequeno, pode sempre colocar umas almofadas em torno da cama! - “Ah, mas o bebé pode cair”- perguntam vocês. Resposta, pode sim, mas uma queda de um colchão que está ao nível do chão, não será igual de uma queda de uma cama, mesmo que a escassos metros do chão, por isso nesse ponto o risco é menor - “Como vou colocar o meu filho chão!? Pensarão muitos de vós”. Se isso é factor chave para permitir autonomia à criança, talvez devêssemos re-pensar se o tradicional berço cheio de grades é assim tão positivo para criança, ou será melhor para si, para se sentir mais segura. Não estará na hora de mudarmos a mentalidade e começarmos a olhar para a criança com outros olhos, com olhos de quem realmente a respeita. Permitir que a criança seja autónoma é amar e respeitar o seu desenvolvimento. Mas, também tem legitimidade para me perguntar- “Como posso deixar a criança sair da cama sozinha, vai cair na escada, vai mexer no aquecedor etc” - a resposta é simples, a sua criança não é inquilina na sua casa ela vive lá, e quando preparamos tudo para receber um filho, temos também de pensar em preparar o ambiente para a sua chegada. Ou seja, de ver a nossa casa com os olhos da criança, o que temos de mudar? temos escadas? temos um aquecedor? tudo isso tem de ser retirado ou vedado, a verdade é que a criança não deve ser prejudicada pela existência de tantos obstáculos colocados por nós. Refiro isto, para justificar que a cama no chão, como é obvio só pode ser colocada se existir segurança para isso. Não há nenhum método, nem nenhuma pedagogia que vá além da segurança. A segurança das nossas crianças está em primeiro lugar, por isso se no seu caso é, de todo, impossível ter um ambiente pensado na criança, então esqueça a cama no chão e volte ao tradicional berço.

Não posso deixar de referir, que as camas casinha que nos alegram a vista, mas dão-nos cabo da carteira, não são montessori! Não está escrito em nenhum livro, nem em nenhum artigo científico que a cama casinha é montessori. Em tempo algum Maria Montessori (médica e cientista criadora do método) referiu a cama de casinha. Lamento, dizer-vos que a cama casinha é uma jogada de marketing que eu também caí. Porém, não há problema nenhum nessas camas, aliás os quartos ficam lindos de morrer e podemos tê-las, se essa é a nossa vontade, só não podemos dizer que são montessori, porque não são! Obviamente, que as marcas aproveitam-se disto e colam um produto a montessori, para poder inflacionar o valor, aliás como outras tantas coisas. Portanto, se quer seguir a filosofia, um colchão no chão é o ideal e a carteira agradece.

Nos quarto montessori, devemos também diferenciar o local de atividades do local de descanso (adaptado à idade da criança). Quando são bebés, normalmente é suficiente delimitar este espaço com um tapete onde, por exemplo, podem-se colocar os móbiles. É característico de montessori colocar um espelho infantil, uma vez que além de ser um elemento muito importante para criar o auto-conceito no bebé, o espelho funciona como estímulo para a psico-motricidade e quando começa a levantar a cabeça, pode ver o ambiente, o que estimula o movimento livre. Quando se começa a sentar, costuma-se combinar com uma barra montessori com que se possa ir agarrando e levantando (ver foto na galeria). O espelho deve-se adaptar ao desenvolvimento da criança, no início, fica ao nível do chão para posteriormente se ir adaptando em função da visão da criança, por exemplo, colocando em vertical. À medida que o bebé cresce e se pode sentar no local de atividades, pode colocar-se uma mesa e cadeira pequenas.

Os móveis têm de ser simples, sem portas, nem gavetas na medida do possível, para que a criança possa ter acesso livre às suas coisas, sem a ajuda do adulto (que já selecionou que coisas pode ter acesso). As gavetas costumam ser substituídas por cestas ou bandejas. Outra, característica dos móveis é que sejam facilmente ampliáveis no futuro. O cantinho da leitura é outra característica, assim, para os pré-leitores, os livros devem ser colocados de frente para que a criança possa ver as capas e poder escolher. Deixar a nota, que os livros em montessori dão prioridade a imagens reais em detrimento da fantasia (para saber mais sobre este tema oiça este episódio). Nos quartos Montessori, os espaços altos das paredes costumam ser lisos, ou então, podem ser decorados com imagens realistas, por exemplo, animais , mapas mundo, fotografias etc. Os quartos montessori, também podem ter plantas, que além de serem bonitas, transmitem naturalidade e sossego, ainda permitem às crianças aprender a ter responsabilidade no cuidado da planta. Espero ter ajudado! Se tiver dúvidas sobre o quarto ou outro tema não hesite em entrar em contato.

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Mara Alves

Mãe, jornalista, apaixonada por Montessori. Educadora Assistente no Método Montessori (em formação) e autora do montestory. .

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