Benefícios em ter animais de estimação para o desenvolvimento do seu filho

Além da saúde mental, também existem vários benefícios físicos para a saúde de seu filho em ter um animal de estimação em casa, desde a melhoria da imunidade e até o aumento dos níveis de atividade.

Ter um animal de estimação em casa pode beneficiar o seu filho de várias formas, desde uma melhor imunidade, beneficio na saúde mental e até aumento dos níveis de atividade.

Se tem um filho e está a pensar em adotar um animal de estimação provavelmente não é uma má ideia. As crianças conectam-se, instintivamente, com animais de estimação e pode haver muitas razões por trás disso. Os animais amam, incondicionalmente, e dão toda a atenção e, por isso, fazem com que os mais pequenos se sintam especiais. Animais de estimação são os companheiros perfeitos para os seus filhos e é improvável que eles se sintam sozinhos na presença deles. Estudos mostram que os animais de estimação podem reduzir os níveis de cortisol, combater a solidão, melhorar o humor e aumentar a sensação de apoio social. O processo de alimentar e cuidar de um animal de estimação e levá-lo para passear, também, ajudará o seu filho a adquirir uma habilidade importante para a vida - assumir responsabilidades. Da empatia e compaixão à inteligência emocional, ter um animal de estimação em casa também pode ajudar a transformar o seu filho num ser humano mais gentil.

Benefícios de ter uma animal

1. Melhora a imunidade

Os seres humanos estão constantemente em contato com micróbios patogénicos. A boa notícia é que a maioria das infeções não prejudica os humanos por causa do sistema imunológico. As crianças são mais propensas a adoecer porque frequentemente brincam em grupos, partilham alimentos e, ocasionalmente, desrespeitam os padrões de higiene. Eles, portanto, contraem doenças respiratórias e gastrointestinais. No entanto, se os animais de estimação estiverem presentes durante o primeiro ano de vida de uma criança, isso pode ajudar a desenvolver um maior nível de resistência a doenças do trato respiratório.

2. Oferece companhia

Ter um amigo pode ser uma grande bênção. As crianças pequenas frequentemente querem os seus pais por perto, independentemente, do que estejam a fazer. O seu filho pode desfrutar da companhia de um cão ou gato como animal de estimação, especialmente, nos dias em que os pais estão menos disponíveis. Além disso, crianças sem irmãos encontrarão num cão a companhia ideal para jogos animados ou simplesmente correr pela casa. Um gato, ao contrário, é um colega de quarto descontraído que só quer estar no seu canto. Esta é uma ótima companhia para crianças mais pequenas, onde aprendem a importância da companhia e de conviverem com pouca interação.

3. Ensina responsabilidade

Uma das lições mais cruciais que todas as crianças devem aprender é esta. A abordagem mais positiva para ensinar responsabilidade ao seu filho é ele poder levar um cão para casa e pedir que ele cuide dele. O seu filho aprenderá a reconhecer e atender às necessidades dos outros ajudando em tarefas como alimentar e cuidar do animal de estimação, levá-lo para passear e garantir que ele esteja confortável em casa. Mais importante, isso permitirá que ele interaja com as pessoas de maneira mais eficaz e considere as suas necessidades.

4. Aumenta os níveis de atividade

Melhor saúde física e mental sempre esteve associada a uma atividade. As crianças devem ser fisicamente ativas porque isso fortalece os seus ossos e músculos e melhora o seu equilíbrio e habilidades motoras finas. O seu filho provavelmente ficará mais apto fisicamente se tiver um cão em casa, porque ele brincará e passeará com mais frequência, por exemplo.

5. Melhora o bem-estar emocional

É fundamental ter a capacidade de se relacionar com os outros, compreender os seus sentimentos e oferecer apoio. Segundo pesquisas, o apego a um animal é bastante benéfico para o bem-estar mental da criança.

Incentivar as crianças a participar dos cuidados de animais de estimação pode melhorar o vínculo entre as crianças e os seus animais, o que, por sua vez, pode ter uma série de consequências favoráveis para crianças (agressividade reduzida, maior bem-estar e qualidade de vida).

 

Fonte: Hindustan Times

Mara Alves

Jornalista e autora do montestory.

Anterior
Anterior

Parentalidade Montessori no século 21

Próximo
Próximo

Sono: Qual é o impacto no desenvolvimento infantil?