Diferenças entre ensino Tradicional e Ensino Montessori

“Mudar a representação do mundo, construir a fraternidade mundial das crenças, aprender a interdependência que nos une e a diversidade que nos enriquece, aprender a responsabilidade: tudo isso se faz na educação”.

Maria Montessori

A Pedagogia Montessori é um método científico, baseado na realidade e com turmas de idades mistas. Os seus materiais concretos guiam gentilmente a criança no caminho da abstração, respeitando a sua individualidade. O amor pela aprendizagem é nutrido e a criança é guiada no caminho da auto-disciplina. Todas as crianças têm a oportunidade de aprender a cuidar de si mesmas e do seu ambiente.

Os valores principais da Pedagogia Montessori permitem que a criança realize tarefas pelo seu desejo interior de o fazer e não porque o professor lhe diz para fazer. Assim, a Pedagogia Montessori valoriza grandemente os valores da LiberdadeResponsabilidadeCuriosidadePensamento CriativoMotivaçãoConcentração,PersistênciaRespeito por todos os seres vivosDisciplinaGentilezaEstrutura sem limitações e Contribuição Activa para a Sociedade.

Por outro lado, na Pedagogia Montessori todos os materiais e actividades seguem uma série de características para cumprir estes propósitos. São elas:

  1. SÃO DIRIGIDAS PELA CRIANÇA: As atividades montessorianas são automotivadas. Dão liberdade à criança (dentro de limites) de escolher os seus próprios trabalhos. 

  2. TÊM CONTROLO DOS ERROS: Os materiais e atividades montessorianas normalmente têm um controlo de erros para autocorreção e aprendizagem. 

  3. ENVOLVEM OS SENTIDOS: Maria Montessori descobriu que as crianças aprendem através dos seus sentidos. As atividades inspiradas em Montessori geralmente envolvem estímulos sensoriais.

  4.  UTILIZAM AS MÃOS: As crianças aprendem fazendo, mesmo os conceitos mais abstratos são mais bem introduzidos na prática.

  5.  ISOLAM CONCEITOS: Frequentemente, as atividades montessorianas concentram-se num único conceito ou dividem a aprendizagem em etapas. Às vezes, as tarefas parecem simplistas, mas a ênfase numa tarefa ajuda as crianças a aperfeiçoar as etapas necessárias. 

  6. AJUDAM NA INDEPENDÊNCIA: As crianças ganham confiança e orgulho pela forma como as atividades são organizadas. Estas são criadas de forma ordenada e convidativa e contêm tudo o que é necessário para concluir a tarefa e de forma autónoma. 

  7. TRABALHAM A CONCENTRAÇÃO: Os trabalhos Montessori podem ser repetidos. Isso, somado à liberdade do tempo, permite que as crianças desenvolvam uma concentração profunda e atenção aos detalhes.

Quais são, então, as principais diferenças entre o Ensino Tradicional e a Pedagogia Montessori?

1) O ensino tradicional é altamente estruturado enquanto que na Pedagogia Montessori há uma estrutura muito menos rígida.

2) No ensino tradicional a aprendizagem é feita através do abstrato enquanto que na Pedagogia Montessori a aprendizagem é feita sempre do concreto para o abstrato.

3) Enquanto que no ensino tradicional são usados Manuais e notas, na Pedagogia Montessori tal não é usado, não havendo nenhum tipo de avaliação, apenas observação.

4) No ensino tradicional os grupos são divididos por idades enquanto que em Montessori os grupos são mistos (3-6 anos, por exemplo).

5) No ensino tradicional há a obrigatoriedade da criança estar sentada e trabalhar numa determinada tarefa enquanto que em Montessori há liberdade de movimentos – a criança pode trabalhar numa mesa ou no chão - e de escolha de tarefa.

6) Enquanto que no ensino tradicional o ambiente é centrado no professor que controla a sala e disciplina numa sala Montessori o ambiente é centrado na criança.

7) No ensino tradicional são pensados blocos de tempo para cada área curricular enquanto que na Pedagogia Montessori o tempo é organizado em ciclos de trabalho sem interrupções.

8) No ensino tradicional a progressão curricular é feito ao ritmo do grupo/turma enquanto que em Montessori a progressão académica é personalizada ao ritmo de aluno.

9) No ensino tradicional existe um foco principal em resultados enquanto que na Pedagogia Montessori o foco é no processo.

10) Enquanto que no ensino tradicional os materiais dependem da ajuda/aprovação do adulto, os materiais montessorianos permitem auto-aprendizagem e o uso autónomo por parte da criança.

11) No ensino tradicional a aprendizagem é baseada na passagem de informação por parte do Adulto enquanto que em Montessori a aprendizagem é baseada na pesquisa e na experiência sensorial.

12) No ensino tradicional as lições são dadas para toda a sala, baseadas num tema pré-determinado enquanto que na Pedagogia Montessori as lições são individuais ou em pequenos grupos, de acordo com o interesse de cada criança.

13) Enquanto que no ensino tradicional a ênfase está na competição, pela existência de notas e avaliações e trabalho individual, na Pedagogia Montessori a ênfase está na colaboração, não havendo comparação entre crianças.

14) No ensino tradicional são usadas fichas ou materiais de "faz de conta" enquanto que em Montessori os materiais permitem a manipulação e experiência real por parte da criança.

15) Enquanto que no ensino tradicional o professor é a fonte da informação, na Pedagogia Montessori é dada a possibilidade ao aluno de aprender por si próprio, pelos colegas ou pelos adultos.

16) No ensino tradicional existe sempre tempo determinado para fazer uma tarefa, enquanto que me Montessori é dada a possibilidade de repetição indefinida de uma actividade, bem como de deixar a actividade quando a criança assim o deseja.

17) Enquanto que no ensino tradicional as aulas são dependentes do professor e do método nacional, a Pedagogia Montessori é baseada em apresentações formais e standard de materiais/temas, em todo o mundo.

18) No ensino tradicional o ambiente pré-formatado à média das crianças enquanto que em Montessori existe a procura de criação de um ambiente preparado em que cada criança se possa desenvolver em pleno e livremente

Perante estas diferenças claras entre ambas as pedagogias, os estudos mostram as seguintes vantagens da Pedagogia Montessori face ao Ensino Tradicional:

 - No que diz respeito a competências sociais, verifica-se que os alunos que foram expostos à Pedagogia Montessori desenvolvem interacções sociais positivas e maior desenvolvimento social em termos de razão, justiça e honestidade nomeadamente pela possibilidade de aprender a socializar com crianças de diferentes idades e a resolver problemas usando a razão e a racionalidade.

- Em termos de performance académica futura, os estudos mostram que os alunos Montessori têm uma taxa mais elevada de conclusão dos estudos, com notas mais altas e com menos taxa de reprovação.

- Olhando para a criatividade, observa-se que os alunos Montessori têm amplas oportunidades de desenvolver as suas habilidades criativas o que leva a uma capacidade elevada de se expressarem criativamente.

 - No que concerne a autonomia e independência, os alunos expostos à Pedagogia Montessor aprendem a tomar decisões por si próprios e a planear as suas actividades diárias. Responsabilizam-se pelas suas acções, o que os prepara para situações da vida real.

- Por último, estes alunos revelam também elevadas competências de liderança e maior capacidade de resolução de problemas.

Em Portugal, ainda não existem estudos relativamente à performance futura de alunos Montessori uma vez que esta Pedagogia está ainda a dar os primeiros passos no nosso País. Contudo, os dados acima partilhados são promissores e encorajam cada vez mais à implementação deste tipo de ensino em todo o território nacional e também no Ensino Público.

 

Rita Silva Casalta

Licenciada em Psicologia pela Faculdade Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, em 2006. Certificação como Guia Montessori 0-3 anos e 3-6 anos pela Apprendre Montessori, França. Certificação como Guia Montessori 3-6 anos pelo North American Montessori Center, EUA.  Clique aqui para conhecer melhor esta autora.

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