Quem foi

Maria Montessori

 Maria Montessori foi médica, cientista e pedagoga que há mais de 100 anos, criou o método de ensino que viria a mudar a forma como se olhava para as crianças que, até então, eram vistas como incapazes, oprimidas e manipuláveis às ordens dos adultos. Nomeada três vezes para Prémio Nobel da Paz, Maria Montessori dedicou a sua vida a melhorar a vida das crianças.

De forma, a melhorar, as condições de vida e o tratamento das crianças com deficiência internadas em instituições psiquiátricas Maria Montessori, juntamente, com um colega e um professor da Universidade de Roma, criaram a Escola Ortofrénica, onde alfabetizaram as crianças com deficiência. Mais tarde provou-se que essas crianças conseguiam aprender mais nesta escola do que as crianças sem deficiência nas escolas convencionais da época.

A Casa das Crianças, foi a primeira escola criada por Maria Montessori e onde conseguiu através do seu método alfabetizar crianças que vinham de um meio desfavorecido e muito mais rápido e eficaz do que se esperava – na época – para a idade e classe social. Além disso, tornaram-se crianças calmas, tranquilas, educadas, encantadoras e generosas, concentradas, independentes e disciplinadas.

Montessori é uma das bases do sistema de ensino como o conhecemos hoje e algumas das suas caraterísticas prevalecem, felizmente, em muitas escolas ditas tradicionais:

  • Mesas e cadeiras baixas

  • A abolição de castigos nas escolas (cada vez mais)

  •  Uma educação baseada no trabalho sensorial,

  • A importância do movimento na primeira infância,

  • O uso de materiais didáticos que as crianças possam manipular na escola,

  • A comunicação respeitosa entre professores e alunos,

  •  E a valorização das descobertas científicas sobre o desenvolvimento para a prática pedagógica.

Todas estas caraterísticas foram inovações que Maria Montessori trouxe à educação, que persistiram no tempo, descritas nos seus livros e cursos. Não há na história da educação outro alguém que tenha deixado uma marca como esta.

Por fim dizer que, Maria Montessori ao longo da sua vida,  observou milhares de crianças por todo o mundo e desenvolveu uma nova abordagem à educação que tem na sua base: o respeito, a liberdade, a autonomia, o encorajar a fazer, acreditando nas capacidades de cada criança. Entre outros, princípios que visam a educação da criança num todo, onde a aprendizagem preconiza, sem esforço, o desejo natural de aprender, construindo seres humanos íntegros, de espírito crítico e livre. Ela acreditava, ainda, na importância de fornecer às crianças um ambiente que as ajudasse a desenvolver todo o seu potencial para assim se tornarem membros autónomos e responsáveis na sociedade. Uma educação como uma ajuda à vida é um dos lemas deste método.

   

Referências bibliográficas

ALMEIDA, Talita. Maria Montessori uma história no tempo e no espaço, Obrape, Rio de Janeiro. MONTESSORI, Maria. A descoberta da criança - Pedagogia Científica. Kírion, Campinas, 2017. MONTESSORI, Maria. Formação do Homem. Portugália, Rio de Janeiro.  Sérgio Murilo Portela@educadormontessori

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