Imaginação é diferente de fantasia

Em Montessori, a fantasia só é apresentada às crianças depois dos 6 anos, idade em que o cérebro da criança está suficientemente desenvolvido para entender o que é a fantasia. Assim, até essa idade apresentamos às crianças o mundo real: livros que falem de histórias reais, imagens reais. Por exemplo, um cavalo não é cor-de-rosa e um cão não fala por esse motivo evitamos esse tipo de imagens.

É comum que as palavras "fantasia" e "imaginação" sejam usadas como sinónimos, principalmente, quando se trata do universo infantil. No entanto, é importante entender que estas palavras têm significados diferentes e que são importantes para o desenvolvimento cognitivo das crianças.

A imaginação é uma habilidade essencial que permite às crianças criar ideias, imagens e conceitos mentais que não existem na realidade.

É através da imaginação que as crianças desenvolvem sua criatividade, capacidade de resolução de problemas e habilidades sociais. A imaginação também ajuda as crianças a lidar com emoções difíceis e a entender o mundo ao seu redor.

Por outro lado, a fantasia é a capacidade de criar histórias, mundos e personagens imaginários. Embora, a fantasia possa ser uma forma de entretenimento saudável, é diferente da imaginação porque envolve elementos que não são possíveis na realidade. A fantasia pode ser uma fonte de criatividade e diversão, mas é importante que as crianças aprendam a distinguir entre o que é real e o que é imaginário.

Em Montessori, a fantasia só é apresentada às crianças depois dos 6 anos, idade em que o cérebro da criança está suficientemente desenvolvido para entender o que é a fantasia. Assim, até essa idade apresentamos às crianças o mundo real: livros que falem de histórias reais, imagens reais. Por exemplo, um cavalo não é cor-de-rosa e um cão não fala, por esse motivo evitamos esse tipo de imagens.

Para ajudar a promover o desenvolvimento saudável das crianças, é importante que os pais incentivem e apoiem a sua imaginação, permitindo que elas criem livremente e experimentem novas ideias e conceitos. Importante dizer que, que a imaginação é criada a partir da realidade, das suas experiências e vivências e não de coisas fantasiosas do mundo dos adultos.Reparem como as crianças recriam histórias a partir de acontecimentos da sua vivência, coisas que viram, ou algo que ocorreu na escola, isso é imaginação! Ao mesmo tempo, é importante que os pais ensinem os seus filhos distinguir entre fantasia e realidade, para que possam desenvolver um senso saudável de discernimento, para isso acontecer até aos 6 anos, as crianças devem ser apresentadas ao mundo real: livros com histórias reais, histórias contadas com base na realidade, mas também levar a criança a experenciar a ida às compras num supermercado, ou brincar na terra, plantar uma planta, ou fazer uma pequena horta ou fazer um bolo, são exemplos. Tudo depende do vosso mundo, da vossa realidade!

Lembre-se, a fantasia e a imaginação são habilidades importantes para o desenvolvimento cognitivo das crianças, mas é importante entender a diferença entre elas e equilibrá-las com a realidade para promover um desenvolvimento saudável e produtivo.

 
Mara Alves

Jornalista e autora do montestory.

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